O presidente Joe Biden aprovou o alívio da dívida para mais 125 mil mutuários de empréstimos estudantis, totalizando $9 bilhões em perdão, disse a Casa Branca na quarta-feira (4). O anúncio ocorre poucos dias depois que os pagamentos de empréstimos federais a estudantes foram reiniciados, após uma pausa de mais de três anos.
Embora o Supremo Tribunal tenha derrubado o programa de perdão de empréstimos estudantis proposto pelo governo Biden, que prometia até $20 mil em alívio da dívida para mutuários de baixos e médios rendimentos, a administração encontrou outras formas de proporcionar alívio da dívida. Os cancelamentos anunciados na quarta-feira ocorrem através de três programas diferentes de alívio da dívida existentes. A Casa Branca disse que está trabalhando para corrigir um “sistema de empréstimos estudantis falido”.
Outros 53 mil mutuários receberão o cancelamento da dívida através do programa Public Service Loan Forgiveness, que elimina a dívida remanescente de empréstimos estudantis depois de trabalhadores qualificados do setor público efetuarem pagamentos mensais equivalentes a 10 anos. Quase 51 mil mutuários, que pagam há pelo menos 20 anos, estão a obter alívio graças a uma recontagem dos seus pagamentos anteriores. A administração descobriu que esses mutuários já se qualificavam para o perdão do empréstimo estudantil, mas estavam perdendo devido a erros administrativos anteriores.
Outros 22 mil mutuários com deficiência total ou permanente foram agora aprovados para quitação automática de dívidas através de uma comparação de dados com a administração do Social Security. Biden, que fez uma promessa de campanha para cancelar algumas dívidas de empréstimos estudantis, falou sobre os esforços recentes de seu governo na quarta-feira. “Este tipo de alívio muda a vida dos indivíduos e das suas famílias, mas também é bom para a nossa economia. Ao libertar milhões de americanos do peso esmagador da dívida estudantil, significa que eles podem ir e colocar as suas vidas em ordem”, disse Biden. “Eles podem pensar em comprar uma casa, começar um negócio ou constituir família”, acrescentou.
De acordo com a Casa Branca, as novas quitações elevam o cancelamento total da dívida estudantil para $127 bilhões, atendendo quase 3,6 milhões de mutuários durante o mandato de Biden.
*com informações da CNN