O presidente Joe Biden assinou uma ordem executiva na sexta-feira (22) voltada para a assistência aos trabalhadores federais. A medida fixa em $15 dólares o valor mínimo da hora trabalhada paga aos funcionários contratados pelo governo, e recomenda que todos os seus fornecedores paguem o mesmo para seus empregados.
“Existem milhares de funcionários federais que trabalham em tempo integral, mas ganham menos de $ 15 por hora ”, disse Everett Kelley, presidente do American Federation of Government Employees.
A ideia é de que o governo federal sirva de exemplo para estados e outros empregadores redefinirem seus salários-base.
O piso salarial nos EUA é $ 7,25 e foi reajustado pela última vez em 2009.
O Democrata também propôs que o Department of Agriculture considere elevar o valor do EBT-card ( electronic benefits transfer) em 15%, o que garantiria a uma família carente com três filhos $100 dólares a mais no orçamento mensal para comprar alimentos.
Aprovação de um novo pacote econômico
É esperado que a equipe econômica do novo governo convoque uma reunião ainda esta semana com líderes congressistas dos partidos Democrata e Republicano para discutir a aprovação de um novo pacote econômico no valor de $1,9 trilhão.
O dinheiro seria um reforço aos planos econômicos já aprovados para ajudar o país a se recuperar dos prejuízos financeiros causados pela pandemia de covid-19.
Um dos itens do pacote de Biden aumenta o valor dos cheques-estímulo enviados a quem recebe até $ 75 mil por ano em $ 1,4 mil. O pagamento mensal definido no último pacote é de $ 600.