Na sexta-feira (31), o presidente Joe Biden declarou que a condenação de Donald Trump no julgamento sobre suborno envolvendo uma atriz pornô durante a campanha eleitoral de 2016 reafirmou “o princípio americano de que ninguém está acima da lei.” Falando da Casa Branca, Biden ressaltou que o júri era composto por cidadãos comuns que ouviram as evidências e retornaram um veredicto unânime.
“Donald Trump teve todas as oportunidades para se defender,” disse Biden. “Um caso estadual, não um caso federal, foi julgado por um júri de 12 cidadãos. Doze americanos. Doze pessoas como você, como milhões de americanos que serviram em júris.” Biden destacou que o júri de Trump foi “escolhido da mesma maneira que qualquer júri na América”. “O júri ouviu cinco semanas de evidências. Após cinco semanas, após deliberações cuidadosas, o júri alcançou um veredicto unânime,” disse ele. “Eles consideraram Donald Trump culpado de todas as 34 acusações de crime.”
Biden afirmou que Trump agora terá a oportunidade de apelar da decisão porque “é assim que o sistema de justiça americano funciona”. “É imprudente, é perigoso, é irresponsável para qualquer um dizer que isso foi manipulado apenas porque não gostam do veredicto,” disse Biden, referindo-se diretamente às palavras de Trump e seus apoiadores. “Nosso sistema de justiça perdurou por quase 250 anos, e é literalmente a pedra angular da América.”
*Fonte: CNN