Histórico

Bebê sofia passará por cirurgia cardíaca antes de transplante

A bebê brasileira Sofia Gonçalves de Lacerda, de seis meses, que aguarda por transplante nos Estados Unidos, terá que passar por uma operação cardíaca para a correção de um sopro antes de receber seis órgãos.

“Os médicos querem resolver esse problema de sopro no coraçãozinho dela para que ela chegue aos transplantes com uma condição melhor”, contou Patrícia Lacerda, mãe da menina.

Sofia é portadora da Síndrome de Berdon, uma doença rara que provoca problemas no intestino, na bexiga e no estômago. Por conta disso, ela não pode ingerir alimentos, nem mesmo saliva. Ela também não utiliza o sistema excretor. A alimentação é feita de forma intravenosa.

A menina passa por uma bateria de exames, muitos dos quais ainda estão sendo analisados. Não há previsão sobre quando os transplantes serão realizados, já que é necessário esperar por um doador compatível com Sofia.

Segundo Patrícia, o problema no coração foi detectado ainda no Brasil, pelo HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), mas a decisão pela operação foi tomada após outros exames, mais detalhados, realizados nos Estados Unidos.

A correção a ser feita no coração de Sofia é de pequeno porte, com dois milímetros de tamanho. “A cirurgia fará a correção. Será a primeira de muitas batalhas que a Sofia vai vencer”, disse a mãe, Patrícia Lacerda, confiante no resultado do procedimento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version