A presença de drones sobrevoando a base Wright-Patterson em Ohio provocou o fechamento do espaço aéreo da área por quase quatro horas na última sexta, 13, e no início do sábado, 14. Segundo o, chefe de assuntos públicos da 88th Air Base Wing na Wright-Patterson Air Force Base (Ohio), Bob Purtiman, o espaço aéreo permaneceu restrito enquanto as autoridades monitoravam a situação. Ele informou ainda até o momento a atividade de drones não afetou moradores da base, instalações ou ativos.
A unidade fica a cerca de 8km fora da cidade de Dayton e é o lar dos comandos críticos da Força Aérea dos Estados Unidos, incluindo o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea e a sede do 655º Grupo de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, que supervisiona 14 esquadrões de inteligência espalhados pelo país.
Outra importante instalação no local é o Centro Nacional de Inteligência Aérea e Espacial que visa descobrir e caracterizar ameaças aéreas, espaciais, de mísseis e cibernéticas. Nela também está o Comando de Material da Força Aérea, responsável por pesquisas e desenvolvimento, bem como pelo gerenciamento e suporte logístico necessários para manter os sistemas de armas da Força Aérea prontos para a guerra.
As pequenas aeronaves não tripuladas também foram vistas perto de outras instalações militares, incluindo o Arsenal Picatinny e a Estação de Armas Navais Earle, em Nova Jersey, bem como infraestruturas críticas como reservatórios. A atividade de drones levou ao fechamento do Aeroporto Internacional Stewart de Nova York por cerca de uma hora na noite desta sexta, 13.
Apesar das garantias de autoridades federais, os políticos locais continuam a pressionar por mais informações e recursos para investigar as aparições. A governadora de New York, Kathy Hochul, reclamou invasão do espaço aéreo por esses equipamentos já foi longe demais, e disse que mês passado já havia orientado o Centro de Inteligência do Estado a investigar os e drones e coordenar com a polícia federal para resolver esse problema.
Outro político, Chuck Schumer, líder da maioria no Senado, disse que está solicitando Departamento de Segurança Interna do país (DHS) que implante sistemas especiais com tecnologia 360 graus para detectar drones. O FBI e o DHS disseram em uma declaração conjunta na quinta, 12, que não há evidências neste momento de que a presença de drones relatados representem ameaça à segurança nacional ou pública, tampouco que há alguma relação com instituições estrangeiras.