Time catalão estaria planejando filial para a disputa do campeonato americano
O sul da Flórida pode concretizar o sonho de muitos torcedores, especialmente os latinos, de ter um time de futebol na Major League Soccer, a principal liga do esporte na América. E não se trata de qualquer time: as negociações indicam que a equipe seria nada menos que o Barcelona, a grande potência espanhola, que já conquistou dois títulos da Copa dos Campeões e 18 do campeonato espanhol. Representantes do clube catalão já vieram a Miami prospectar possibilidades de criação de uma ‘filial’ nos Estados Unidos.
A idéia, de acordo com jornais espanhóis, é construir um estádio exatamente no terreno que abrigava, até poucos meses atrás, o Orange Bowl, onde o time de futebol americano do Miami Hurricanes mandava seus jogos. Nesse sentido, dirigentes do Barcelona vêm estreitando os laços com a cúpula da MLS e até com a do Miami FC, único time profissional da Flórida e que disputa a United States League (USL). De qualquer forma, a novidade não aconteceria antes de 2011.
O jornal catalão Sport divulgou que o presidente do Barcelona, Joan Laporta, esteve em Miami no início de setembro para analisando as propostas de adquirir uma franquia da MLS por aqui. Ele também esteve em outros centros, como Los Angeles e New York, mas muitos especialistas apostam no sul da Flórida como a melhor opção, exatamente pela sua grande população hispânica e porque nas outras duas cidades já existem clubes instalados.
A questão está sendo tratada com sigilo. Um porta-voz da MLS, Dan Courtemanche, não confirmou os encontros, mas disse em nota que diretores da entidade se encontram com representantes da organização espanhola com freqüência, mas “preferia não comentar sobre uma possível expansão”. O certo é que o Barcelona firmou uma parceria com a liga, que prevê a realização de seis jogos em terras americanas – dois deles realizados nas últimas semanas.