Clientes do Bank of America estão reclamando que o banco está questionando sobre o status imigratório e bloqueando as contas daqueles que se recusam a responder ou se a resposta parecer incorreta para o banco.
Segundo o Miami Herald, o iraniano Saeed Moshfegh, aluno da Universidade de Miami e que tem visto de estudante, teve a conta congelada. O banco argumentou que a documentação de Saeed estava insuficiente. Ele não conseguiu pagar o aluguel e ficou sem dinheiro porque o banco demorou a desbloquear a conta.
Em julho, o jornal Kansas City Star reportou que um casal se recusou a responder sobre status imigratório e também teve a conta bloqueada.
Já David Lewis, do Tennessee, resolveu encerrar a conta depois de 30 anos, ao se recusar a fornecer informações sobre seu status.
Nos Estados Unidos, não é necessário provar a situação imigratória no País para abrir uma conta em banco. Os bancos são obrigados a reportar operações suspeitas em contas, o que nada tem a ver com a legalidade da pessoa.
O Bank of America informou em nota que está atualizando todas as informações sobre seus clientes e isso inclui o questionamento sobre o status imigratório.