Negócios

Bank of America aumenta o salário mínimo por hora para 24 dólares

O objetivo é atrair novos funcionários para o setor bancário, sobretudo caixas que estão fugindo deste segmento

A disparidade salarial entre os cargos mais elevados e a massa trabalhadora é discrepante (Foto: Mike Mozart/Flickr)
A disparidade salarial entre os cargos mais elevados e a massa trabalhadora é discrepante (Foto: Mike Mozart/Flickr)

O Bank of America compromete-se a pagar aos seus caixas de banco e a outros trabalhadores pelo menos 24 dólares por hora a partir de outubro.

A empresa afirma que este aumento salarial, que atualmente é de 23 dólares por hora, atingirá “milhares” dos seus 212 mil empregados. O aumento salarial afetará particularmente os caixas e outros empregados que lidam com o cliente, como os trabalhadores dos centros de atendimento telefónico.

Nos últimos anos, vários grandes bancos aumentaram os seus salários iniciais para os trabalhadores, em parte devido à dificuldade de atrair trabalhadores para estes empregos relativamente pouco glamorosos e não remotos. O U.S. Bureau of Labor Statistics (Centro de Estatísticas Laborais dos EUA) estima que os bancos terão de preencher cerca de 27 mil postos de caixa todos os anos durante a próxima década.

O Bank of America vem aumentando os salários dos seus trabalhadores horistas de forma relativamente agressiva desde o início de 2019, quando pagava 15 dólares por hora. O banco disse anteriormente que planeja pagar a todos esses funcionários $25 por hora até o próximo ano. Atualmente, a empresa já está pagando bem acima do salário médio para todos os caixas de banco dos EUA, que ganhavam $18,10 por hora em 2023, de acordo com o Bureau of Labor Statistics.

No entanto, este último aumento também sublinha as grandes disparidades de rendimentos no setor financeiro, entre os trabalhadores que lidam com os clientes e os banqueiros de investimento, traders e executivos que recebem bônus e cujos enormes pacotes salariais contribuem para a reputação dos privilegiados de Wall Street.

O funcionário médio do Bank of America ganhava 124 mil dólares em 2023 e o diretor executivo Brian Moynihan ganhava 230 vezes mais: O seu mais recente pacote de compensação foi avaliado em 29 milhões de dólares.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo