Um voo com 104 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto de Fortaleza na manhã de sexta-feira (28). Essa é a quinta aeronave com deportados a aterrissar no Brasil desde o início do governo Trump, que tem intensificado a política de expulsão de estrangeiros sem documentação.
Entre os passageiros, quatro tinham pendências com a Justiça brasileira e foram presos assim que desembarcaram. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, eles foram retirados do avião pela Polícia Federal antes dos demais passageiros, e devem passar pelos trâmites legais antes de serem encaminhados ao sistema prisional.
Além disso, o voo levou sete crianças e adolescentes. A maioria dos passageiros seguiu para Belo Horizonte em um avião da Força Aérea Brasileira, enquanto os demais permaneceram em Fortaleza ou seguiram viagem para outras cidades. Cerca de metade dos deportados tem menos de 30 anos, e 75% são homens.
Uma das deportadas, de 50 anos, vivia nos EUA desde bebê e não possui documentos brasileiros. O governo informou que ela receberá assistência para regularizar sua documentação e decidir onde fixar residência.