O condado de Miami-Dade vai homenagear o presidente eleito Donald Trump com o nome de uma avenida na cidade de Hialeah, que tem a maioria de seus moradores de origem latina. Neste terça-feira (3), os vereadores do condado aprovaram a medida por 9 votos a 1, incluindo o apoio de democratas.
A avenida Palm Avenue passará a se chamar “President Donald J. Trump Avenue”. De acordo com informações do Miami Herald, os democratas poderiam ter bloqueado o projeto de lei, já que têm a maioria dos assentos, mas a única parlamentar contrária foi Marleine Bastien, líder da comunidade haitiana no condado. Ela comentou a decisão dos colegas. “Eu respeito o fato de o presidente Trump ter vencido no Colégio Eleitoral e no voto popular, mas a vitória dele não apaga o trauma coletivo que ele causou em imigrantes e cidadãos durante seu mandato”, disse Marleine.
Hialeah, região onde Trump ganhou com mais de 53% dos votos, colocou em pauta a mudança do nome depois das eleições “para dar mais impacto”, segundo o jornal.
Para mudar o nome de uma rua é necessário checar o histórico criminal do homenageado, mas esse requisito foi “perdoado” pelos parlamentares. “A President Donald J. Trump Avenue é um tributo dos valores de Miami-Dade à liberdade e uma forma de a comunidade dizer que aprecia a liderança de Trump”, disse o republicano Kevin Cabrera, autor do projeto de lei.