Estados Unidos

Avaliações de produtos ou serviços geradas por IA agora são ilegais

Novas regras querem acabar com práticas enganosas, que vão desde artigos de jornal ou revista até avaliações falsas de sites ou empresas escritas por inteligência artificial.

A partir desta semana, é oficialmente ilegal publicar avaliações de produtos geradas por inteligência artificial. As novas diretrizes da Comissão Federal de Comércio (FTC) visam combater a confusão e a desinformação no mundo das avaliações online, permitindo que a agência aplique penalidades civis a quem postá-las de maneira enganosa – veja maiores detalhes abaixo.

Essas diretrizes proíbem uma série de táticas abusivas, incluindo o uso de ferramentas de IA para criar testemunhos ou artigos de avaliação falsos. Um exemplo claro dessa prática são os artigos publicados por empresas de mídia, como Sports Illustrated e The Miami Herald, que foram revelados como predominantemente gerados por IA e assinados por autores fictícios.

Além de proibir avaliações falsas, as novas políticas da FTC permitem ações contra empresas que compram avaliações positivas ou negativas, acumulam seguidores falsos nas redes sociais ou usam intimidação para desestimular críticas. A FTC também proíbe a solicitação de “avaliações internas” de indivíduos com conexões não divulgadas a um produto ou empresa, garantindo que as avaliações sejam feitas de forma transparente.

“Reviews falsas não desperdiçam só o tempo e o dinheiro das pessoas,” afirmou a presidente da FTC, Lina Khan. “Elas enchem o mercado de desinformação e prejudicam os negócios de concorrentes honestos.”

ProibiçãoDescrição
Avaliações FalsasCriar, vender ou comprar opiniões falsas
Compensações por AvaliaçõesProibido pagar por avaliações
Testemunhos de InsidersSem aviso claro sobre conexões com a empresa
Sites ControladosNão pode dizer que as avaliações são independentes
Ameaças para Remover CríticasProibido intimidar para apagar críticas
Seguidores FalsosProibido comprar ou vender seguidores falsos
Novas regras devem protegem os consumidores de enganos.
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo