Assinada pelo Departamento de Defesa, Departamento de Segurança Interna, FBI e Administração Federal de Aviação, a nota descartaqualquer risco à segurança nacional. A nota esclarece que os objetos avistados eram na verdade uma combinação de drones de propriedade particular com os de monitoramento policial, bem como helicópteros e estrelas – reportadas por engano como drones.
As agências afirmaram que pelo que mais de 100 dos mais de 5 mil relatos recebidos exigem investigação mais aprofundada. No entanto, elas não especificaram a origem dos drones nem identificaram os responsáveis pelas aeronaves.
As declarações vêm após semanas de relatos e vídeos mostrando drones sobrevoando áreas de Nova Jersey e da Costa Leste. O presidente eleito, Donald Trump, se pronunciou sobre o caso afirmando que os militares deveriam compartilhar mais informações com o público sobre o assunto.
Em paralelo às declarações oficiais, grupos nas redes sociais com mais de 100 mil pessoas dissertam teorias sobre as aparições, que vão desde a hipótese de extraterrestres até supostas invasões por agentes estrangeiros.