Se você mora no Sul da Flórida, provavelmente já recebeu uma mensagem suspeita no celular solicitando o pagamento do pedágio Sunpass por meio de um link. O número de vítimas que caiu no golpe está tão alto, que o Broward Sheriff’s Office (BSO) emitiu um alerta na tarde desta terça-feira (11).
A mensagem falsa diz: “Por favor pague os pedágios devidos até o dia 28 de fevereiro de 2025. Para evitar multas por atraso e possíveis medidas legais, pague essas taxas rapidamente. Obrigado por sua cooperação” e em seguida é colocado um link. Segundo a polícia, ao clicar no link, o golpista tem acesso a todas as informações pessoais da vítima, como cartão de crédito e até social security.
“Esta mensagem aparece do nada: pague seus pedágios e evite medidas legais. Esse tipo de linguagem faz com que o usuário fique preocupado e, então, ele clica no link e cai no golpe”, diz a polícia. “Não clique! Isso é falso!”, alerta o BSO.
O BSO não divulgou quantas pessoas caíram neste golpe, mas pede que as pessoas redobrem a atenção, já que os golpistas estão cada vez mais sofisticados para “pescar” informações dos usuários.
Veja algumas dicas para não cair em golpes chamados “phishing”, tão comuns hoje em dia:
– Nunca clique em um link recebido por mensagem de texto ou e-mail.
– Verifique se a mensagem enviada veio diretamente de uma agência oficial ou organização.
– Cheque sua conta bancária e denuncie qualquer atividade suspeita.
– Denuncie essas mensagens para o Federal Trade Comission (FTC).