Educadores e legisladores da Flórida solicitam a realização de uma sessão legislativa extraordinária para abordar o que consideram “fundos insuficientes para a educação pública”, e contam com apoio dos professores da rede de escolas de Miami-Dade e pais dos estudantes.
“A Associação de Educação da Flórida (FEA) pediu ao governador Rick Scott a convocação de uma sessão legislativa extraordinária sobre este tema há mais de um mês, antes do início do próximo ano fiscal em agosto, e até agora não recebeu resposta”, comentou a professora Sandra Santana, que leciona há mais de 20 anos.
A FEA realizou a solicitação depois que a associação estadual de superintendentes, conhecida pela sigla FADSS, fez um pedido similar, após mencionar que a eliminação por parte do governador Scott de 64 milhões de dólares do orçamento da educação para 2018-2019 afetará “importantes programas educacionais”.
Os orçamentos aprovados este ano apenas refletem um aumento de 47 centavos por estudante, una valor muito inferior aos aprovados em outros anos, embora o presidente do Senado estadual, Joe Negron, tenha levado em conta outros números, relacionados com a segurança das escolas, e destacou que os fundos destinados à educação pública “incluem mais de $100 dólares adicionais por aluno”.
Um dos que mais tem lutado pelo aumento do orçamento para a educação é o superintendente do distrito escolar de Miami-Dade, Alberto Carvalho. “Onde está a justiça ou o ganho para nossos estudantes e professores ou para os contribuintes?”, frisou Carvalho, em sua conta de Twitter.
No entanto, o governador Scott, através de um comunicado assinado por seu porta-voz McKinley Lewis, defende os orçamentos aprovados: “Este ano, as escolas contam com centenas de milhões de dólares e com a possibilidade de tornar as escolas mais seguras de uma maneira sem precedentes”.
E acrescentou: “Desde que o governador Scott assumiu o governo do estado, os fundos operacionais das escolas aumentaram 27%, enquanto os fundos flexíveis para distritos escolares cresceram 21%”. “Durante este tempo”, argumentou o porta-voz, “o corpo discente cresceu somente 7%”.
De qualquer maneira, a petição de realizar uma sessão legislativa extraordinária continua vigente. O Congresso em “Tallahassee tem falhado com nossa rede de escolas públicas, ao se negar a proporcionar fundos adequados para os estudantes e ter um mau gerenciamento em relação à proteção de nossos estudantes e professores”, declarou a senadora democrata Annette Taddeo.
De acordo com a carta constitucional estadual, são necessárias três quintas partes da Câmara e do Senado da Flórida para convocar uma sessão especial do corpo legislativo estadual.