Não é novidade para ninguém que os brasileiros amam a Flórida, especialmente Orlando e Miami, mas a crise econômica chegou a espantar os turistas tupiniquins em 2017. Em 2018, entretanto, o número de visitantes subiu 8% e o português voltou a ser ouvido com grande frequência pelos parques temáticos, praias e shoppings da Flórida.
De acordo com a organização Visit Florida, mais de um milhão e cem brasileiros visitaram a Flórida em 2018. No total, o Estado atraiu 126.1 milhões de turistas americanos e estrangeiros em 2018 e bateu novamente o recorde pelo oitavo ano consecutivo. Em comparação com 2017, o número de turistas aumentou 6.2%.
Em Orlando, o número de visitantes chegou a 72 milhões, mas as estatísticas por país só serão divulgadas em maio. O maior fluxo de turistas vem do Canadá, Grã-Bretanha e Brasil.
Já turistas de dentro dos EUA vêm da Georgia, New York e Texas.
De acordo com a presidente da Visit Florida, Dana Young, o fluxo de turistas aumenta todos os anos devido às políticas de turismo implementadas pelo Estado, aliadas ao cuidado com as atrações turistas e os atrativos por si só. “Visit Florida e a indústria de turismo atingiram um sucesso sem precedentes”, comentou.
Kevin Maysm, chefe de operações do The Grove Resort & Water Park – empreendimento imobiliário próximo à Disney que oferece quartos de hotel e apartamentos para compra em Orlando – acredita que os turistas que vêm à Flórida se apaixonam por tudo que o Estado oferece. “O turismo beneficia hotéis, restaurantes, parques temáticos e o setor imobiliário. Muitos desses turistas se encantam por Orlando e decidem comprar um imóvel por aqui”, comentou. “Os brasileiros representam um grande percentual de compradores do The Grove. Eles perceberam que podem proteger e aumentar o seu capital investindo no destino turístico número um do mundo”, acrescentou Kevin.
O número de visitantes cresceu na Disney World, Universal Studios e Sea World, o que deve gerar um novo recorde no setor em 2019. (Com informações do Orlando Suntinel).