O número de pessoas visitando sites de jornais norte-americanos aumentou 5,3 por cento durante o primeiro trimestre, disse uma associação de imprensa nesta segunda-feira, mesmo após os editores terem informado menores vendas de anúncios.
Mais de 59 milhões de pessoas, ou 37,6 por cento de todos os usuários ativos de Internet, visitaram os portais no trimestre, disse a Associação de Jornais da América, citando uma análise feita pela Nielsen/NetRatings.
Os números são os maiores para qualquer trimestre desde que a associação começou a registrar os dados em 2004, disse o grupo.
“Sites de jornais continuam a crescer em audiência e contribuem para a ampliação da receita com o fluxo de jornais”, disse o presidente-executivo da associação, John Sturm.
“Em acréscimo, os sites atraem uma audiência mais jovem e afluente desejada por anunciantes, enquanto fornece um valioso serviço para leitores procurando informação imediata de uma fonte local confiável.”
Os sites tiveram o recorde de 3,1 bilhões de visualizações de páginas em janeiro, informou também a associação.
A notícia foi bem recebida por editores de jornais dos Estados Unidos, que estão experimentando uma fase difícil em suas operações de jornal impresso, principalmente em vendas de anúncios.
Na semana passada, vários destes editores, incluindo de grandes empresas como Gannett, The New York Times e Tribune Co., também relataram uma queda no crescimento de vendas de anúncios em seus portais na web.