Gustavo Póvoas canta no musical ‘O Violinista no Telhado’ – ‘Fiddler on the Roof’
Joselina Reis
Tudo começou imitando o grupo Menudos no parquinho do condomínio onde morava. Na época, ele tinha apenas seis anos de idade, agora aos 37 anos, o ator brasileiro Gustavo Póvoas está prestes a conquistar o maior prêmio da carreira – a estatueta de melhor ator em um musical na badalada Broadway. O concurso online já está em andamento e termina no dia 31 de dezembro, o nome do vencedor será divulgado em janeiro. A votação é feito pelo público através do website.
“Todos os teatros profissionais estão envolvidos e eu estou em êxtase total! Já estou em primeiro lugar nas votações! Todo mundo pode ir no website e votar usando um endereço de email. Peço a ajuda de todos os brasileiros residentes ou não aqui no país para que votem. Eu quero trazer para os brasileiros um prêmio que é tão cobiçado pelos americanos!”, conta Póvoas que começou em quarto lugar, mas rapidamente alcançou a primeira posição na última quinzena de novembro.
“O Violinista no Telhado” é o terceiro musical do brasileiro nos palcos americanos. Em 2011, ele atuou como um dos discípulos de Jesus no musical “Jesus Christ Super Star” e logo depois estreou em “Guys & Dolls”, ambos clássicos da Broadway.
‘Fiddler on the Roof’ conta a história de um leiteiro judeu que vive em um vilarejo no sul da Rússia, chamado Anatevka. O leiteiro, sua esposa e suas cinco filhas vivem situações inusitadas numa época onde o preconceito contra os judeus crescia muito, era o princípio do holocausto. Amor, tradições e valores são mostrados de forma intensa ao telespectador. Gustavo faz o papel de um dono de um hotel nesse vilarejo, trazendo muita emoção, alegria e gargalhadas.
A peça foi apresentada no teatro Warner, na cidade de Torrington, em Connecticut, durante a primeira semana de novembro. O Violinista no telhado recebeu cinco estrelas pelos críticos de teatro mais famosos do estado.
Gustavo já vem de uma longa estrada no caminho artístico. Nascido no Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, ele já trabalhou como modelo de diversas campanhas publicitárias e já atuou em vários filmes brasileiros, entre eles ‘O outro lado da rua’ com Fernanda Montenegro e Raul Cortez.
Mas nem só de luzes e aplausos vive o ator brasileiro. Paralela à carreira de ator, Gustavo trabalha como cabeleireiro. “Possuindo meu próprio negócio fica mais fácil de conciliar o trabalho com os dias de ensaio. A maioria dos atores que contracenei aqui nos EUA também possuem outra carreira. Acredito que quando queremos sempre damos um jeito”, revela.
Para aqueles que querem seguir a mesma carreira, o carioca destaca o investimento em um idioma como grande diferencial. “Aprender inglês é muito importante. O dia a dia é o melhor aprendizado e devemos arriscar mesmo que ainda não se tenha um inglês perfeito. Só saberemos se vai dar certo se tentarmos e acreditarmos que somos capazes.”, incentiva. “É melhor estar preparado e não ter uma oportunidade do que ter uma oportunidade e não estar preparado”, completa.