Histórico

Ativistas planejam manifestação gigante para 21 de março em Washington DC

Data marca o início da primavera e, quem sabe, de uma nova fase no debate sobre reforma

O dia 21 de março marca o primeiro dia da primavera. Mas a data também quer ser lembrada por denotar uma nova fase na luta dos imigrantes pela reforma que poderá tirar das sombras mais de 10 milhões de indocumentados nos Estados Unidos. Por iniciativa dos ativistas ligados ao grupo Fórum Nacional de Imigração, milhares de pessoas estão sendo convocadas a participar de uma imensa manifestação em Washington DC para chamar a atenção de parlamentares, governo e da população em geral para a importância de mudanças na lei. “A Marcha Pró-América” ou “Marcha por Mudanças” (numa alusão ao slogan utilizado na última campanha presidencial) quer trazer de volta o tema para as manchetes de jornais.

“Buscamos soluções para o problema. Todos nós, inclusive cidadãos americanos, queremos um sistema imigratório que funcione e os parlamentares de ambos os partidos devem trabalhar juntos para criar uma proposta bi-partidária que modifique estas leis obsoletas. É simples: uma lei justa para todos, que ainda ajude a recuperação econômica do país”, explicou Ali Noorani, diretor do Fórum e presidente da Campanha.

Os ativistas acreditam que o principal argumento em favor da reforma é, realmente, a retomada do crescimento. Segundo Noorani, uma lei com possibilidade de legalização dos mais de 10 milhões de indocumentados no país estaria integrada à estratégia do governo federal em criar mais empregos e abater o déficit americano. “O Congresso deve atuar para resolver os problemas da nação e a questão da imigração deve estar na ordem do dia”, completou o ativista.

O congresista Xavier Becerra (democrata da Califórnia) admitiu que o Senado e a Câmara de Representantes não teve tempo de debater a questão da imigração devido a questões mais urgentes, como reforma de saúde e recessão econômica. Mas ele ainda está esperançoso que a promessa do presidente Barack Obama seja cumprida em 2010. “Este será o ano da reforma”, afirmou, durante palestra em Los Angeles.

Para atrair à capital a multidão que as entidades de defesa dos direitos humanos esperam, o anúncio da marcha está sendo feito principalmente via mensagem de texto pelo telefone. O objetivo é criar uma rede de imigrantes ou simpatizantes da causa, através de um meio simples e eficiente. “Vamos congregar milhões de manifestantes em frente ao Congresso e a Casa Branca, ou quem sabe em outras partes do país, usando apenas o celular”, ressalta o diretor do Fórum, que conta também com o apoio da mídia. Para integrar a rede de imigrantes basta enviar uma mensagem com o texto ‘justiça’ (ou ‘justicia’ em espanhol) para o número 69866 e todas as ações do grupo em várias partes do país serão repassadas via-celular.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version