Ativistas brasileiros em Massachusetts se prontificaram e ajudaram a localizar a mãe de uma criança brasileira de apenas quatro anos de idade apreendida na fronteira dos EUA com o México e levada para um abrigo para menores em Chicago.
Semana passada, um membro de uma igreja no Vale do Rio Grande (TX) tentou acalmar a criança e se mobilizou para ajudar o menino, que pronunciava poucas palavras, mas dando a entender que era natural do Brasil. A equipe do abrigo tentou desesperadamente encontrar a família dele, inclusive telefonando para o Consulado do Brasil em Houston (TX) e realizando pesquisas nas redes sociais.
A partir daí, ativistas e organizações de Massachusetts, entre elas o Grupo Mulher Brasileira, com sede em Allston, e o New England Community Center, em Stougton, entraram em contato com o local onde ele está e iniciaram uma busca pelos seus parentes.
Após o compartilhamento da história nas redes sociais, em poucas horas a mãe do menino, que reside nos Estados Unidos, foi encontrada. De acordo com as informações, ela reside na Pensilvânia e vive ilegalmente no país e, por essa razão, se negou a conversar com a imprensa.
O próximo passo é a mãe entrar em contato com o abrigo e ver como retirar o garoto de lá. Conforme as leis federais, ela terá que fazer um exame de DNA.
A criança teria entrado nos Estados Unidos pela fronteira com o México há cerca de 45 dias, conforme relatos das autoridades federais de imigração. O menino é natural de Gonzaga, Minas Gerais, e realizou a travessia na companhia de um casal de adultos que não são pais deles. (Com informações do Brazilian Times)