Um funcionário do Old National Bank, em Louisville, no Kentucky, abriu fogo dentro do estabelecimento matando quatro pessoas e ferindo outras nove, na manhã desta segunda-feira (10). O tenente-coronel Paul Humphrey, do Louisville Police Department, afirmou em entrevista coletiva que o atirador também morreu durante uma troca de tiros com os agentes. Um policial de 26 anos foi atingido na cabeça e está em estado crítico.
O assassino, identificado como Connor Sturgeon, 23, usava um fuzil e transmitiu o tiroteio por meio de uma live em sua conta no Instagram. O vídeo foi retirado pela plataforma após alguns segundos de exibição e está de posse das autoridades. Sturgeon trabalhava no banco há mais de um ano, e teria sido informado de que seria demitido; segundo uma fonte ouvida pela CNN.
As quatro mortes aconteceram dentro do banco e as vítimas tinham idades entre 40 e 60 anos. O governador do Kentucky, Andy Beshear, disse que dois mortos eram seus amigos. Assim que soube da tragédia, o presidente Joe Biden condenou o ataque e pediu medidas mais duras sobre as leis de armas no país.
“Mais uma vez, nossa nação está de luto após um ato sem sentido de violência armada – Jill e eu oramos pelas vidas perdidas e impactadas pelo tiroteio de hoje. Muitos americanos estão pagando o preço da inação com suas vidas. Quando os republicanos no Congresso agirão para proteger nossas comunidades?” Biden disse em um tweet..