O artista brasileiro Eduardo Kobra pintou um mural em um prédio de New York em homenagem aos bombeiros que trabalharam nos ataques terroristas de 11 de setembro, que completam 17 anos nesta terça-feira (11). As informações são do G1.
A obra é baseada em uma foto de um bombeiro que repercutiu após a queda das Torres Gêmeas. Nela, o bombeiro está ajoelhado no chão com a cabeça para baixo, apoiada em um machado.
“Bravos do 11 de Setembro 2001”, postou o artista em sua conta no Instagram.
Em entrevista ao jornal “New York Post”, afirmou: “Essa imagem conseguiu transmitir todo esse sentimento, por causa da posição em que ele estava. O lamento, a sensação que o bombeiro demonstrou. Ele estava lutando por algo muito difícil”.
A nova obra fica na rua 49, na altura da Terceira Avenida.
Segundo o site da Associação de família de vítimas do 11 de Setembro, Kobra está pintando um segundo mural relacionado aos atentados.
Nos ataques de 2001, quatro voos foram sequestrados e usados como armas por terroristas ligados à rede al-Qaeda. Dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas de New York, um se chocou contra a fachada oeste do Pentágono, em Washington, e outro foi jogado contra o solo de um campo vazio de Shanksville, na Pensilvânia.
Os ataques deixaram quase 3.000 mortos, a maioria na área de Manhattan, e levaram a uma longa guerra no Iraque e no Afeganistão, que até hoje são afetados por conflitos violentos. Até agora, mais de 1.100 vítimas que morreram nas Torres Gêmeas de Nova York ainda não foram identificadas formalmente.