AcheiUSA – Como foi a sua mudança para os Estados Unidos e adaptação ao novo país?
Fernanda Pontes – Eu vim para os Estados Unidos durante um período de transição dentro da Globo quando eu consegui tirar férias mais longas. A ideia era, à princípio, passar uma temporada de quatro meses aqui, com intuito de aprimorar o meu inglês e também para fazer um curso dentro da área de jornalismo, que é a minha formação. Só que quando cheguei, descobri que estava grávida então os planos da minha família mudaram e resolvemos ficar.
AU – E como veio o convite de apresentar o ‘Planeta Brasil’?
FP – Quando recebi o convite para trabalhar no ‘Planeta Brasil’, eu abracei a ideia e vesti mesmo a camisa do projeto. Até porque, sou uma pessoa muito curiosa e a proposta de trabalho no ‘Planeta Brasil’ era de justamente descobrir e mostrar histórias de brasileiros que vivem aqui, do sucesso que alcançaram. Foi uma oportunidade muito diferente para mim, poder acompanhar uma realidade que, à princípio, era muito distante da minha, mas que acabou ficando tão próxima. Então, como sempre digo, a oportunidade de trabalhar no canal internacional da Globo fez diferença não apenas no meu crescimento profissional mas também na minha vida pessoal.
AU – E como é o seu contato com os brasileiros que vivem aqui?
FP – Hoje eu consigo ver as dificuldades pelas quais eles passam porque eu também tenho as minhas. Eu também sou uma imigrante. Por conta disso, o contato é muito bacana. Procuro sempre estar próxima da comunidade. Faço questão de frequentar a padaria brasileira de Orlando, a pizzaria, o salão de beleza. Esta é também uma forma de ficar por dentro do que está se passando além, é claro, de bater um bom papo.
AU – E como tem sido apresentar o programa?
FP – Eu me envolvo muito com as histórias que apresento. Às vezes é difícil. Há pouco tempo, entrevistei uma mãe brasileira que perdeu a filha, que teria a mesma idade da minha. Pautas como esta mexem muito comigo e acredito que me ajudam a me tornar uma pessoa mais humana. A conexão do nosso público com o ‘Planeta Brasil ´ também é gratificante demais. Acho que é daí que vem a minha energia para fazer sempre mais. Hoje, sinto um carinho que nunca recebi tanto através das redes sociais ou quanto no encontro com fãs do programa.
AU – O fato de você estar ancorando o programa da Flórida, trouxe uma atenção ainda maior do programa pela região?
FP – É verdade que apresentamos pautas na Flórida em praticamente todos as edições do Planeta. Mas para a temporada de 2016, a ideia é que eu viaje também para outros lugares do país. Acabamos de passar por Nova York e, em breve, estaremos em Boston. Há uma vontade também de apresentar novas pautas em outras cidades da Flórida, como Fort Lauderdale, onde tive a oportunidade de estar recentemente e fui super bem recebida.