Estados Unidos Manchete

Após prisão de estudante turca, Secretário de Estado diz que mais de 300 vistos foram revogados

Rubio declarou que Washington vai retirar o visto de estudantes que “criarem tumulto”

Rumeysa Oztur foi presa na noite de quarta-feira (26) por agentes do ICE, sob a alegação de apoio ao grupo Hamas (Reprodução TV)
Rumeysa Oztur foi presa na noite de quarta-feira (26) por agentes do ICE, sob a alegação de apoio ao grupo Hamas (Reprodução TV)

Depois da prisão e revogação do visto da estudante Rumeysa Oztur, o secretário de Estado Marco Rubio declarou na quinta-feira (27) que mais de 300 vistos de estudantes podem ter sido revogados. Ele afirmou que o governo procura todos os dias por “lunáticos”, e que  Washington vai retirar o visto emitido de estudantes que participarem de ações como “vandalizar universidades, assediar estudantes, tomar prédios, criar tumulto”.

A estudante turca foi presa na noite de quarta-feira (26), perto da sua casa em Somerville, Massachusetts, por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas vestidos à paisana, sob a alegação de que ela envolvimento em atividades de apoio ao Hamas. A detenção ocorreu um ano depois da publicação de um artigo no jornal universitário da Tufts, em que Oztur critica a resposta da universidade aos pedidos dos estudantes para que se desligasse de empresas vinculadas à Israel.

Legisladores e grupos de defesa dos direitos humanos classificam o caso como um alarmante ataque à liberdade de expressão e aos direitos civis. A deputada democrata de Michigan, Rashida Tlaib, disse que o governo Trump está sequestrando as pessoas nas ruas e alertou para a escalada da repressão governamental.

“Começou com aqueles que defendem os palestinos e os direitos humanos. Os próximos serão os defensores da justiça ambiental, do direito ao aborto, aqueles que lutam contra a ganância corporativa, membros de sindicatos e outros que resistem ao Projeto 2025”, publicou Tlaib nas redes sociais.

Nas redes sociais, a senadora Elizabeth Warren afirmou que esse tipo de ação é um ataque às liberdades básicas e à Constituição, ressaltando que estudantes se tornaram alvos de repressão, e que pessoas estão sendo arrancadas de suas comunidades sem o devido processo legal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo