Danilo Cavalcante, assassino brasileiro condenado e recapturado depois de duas semanas de buscas pela polícia da Pennsylvania, foi levado para uma prisão de segurança máxima na tarde de quarta-feira (13). Ele permanecerá na SCI Phoenix em Montgomery County enquanto enfrenta acusações decorrentes da caçada humana que mobilizou cerca de 400 policiais.
A SCI Phoenix é descrita como uma “instalação de última geração” pelo Departamento de Correções da Pennsylvania. As instalações de $400 milhões, construída em 2018, abriga até 3.830 prisioneiros em seu perímetro de 1.5 milha. Cerca de 1.200 funcionários operam a instalação. Essa é uma das duas prisões estaduais que abrigam presos no corredor da morte, informaram as autoridades.
Se o brasileiro for colocado para trabalhar, ele deverá colaborar na fábrica de calçados, na confecção de roupas ou na lavanderia da prisão.
Depois da abertura da prisão, os reclusos transferidos de prisões mais antigas queixaram-se dos procedimentos altamente restritivos na cadeia, que vão desde o acesso telefônico limitado até à proibição de regressar ao pátio caso voltem às suas celas para usar o banheiro, apurou o Philadelphia Inquirer.
As tentativas sérias de fuga na prisão foram poucas – apenas uma é listada pelo Departamento de Correções, que descreve um predador sexual que saltou do telhado de uma prisão, mas foi imediatamente pego depois de se machucar com o impacto no concreto.
Além de vários assassinos detidos no SCI Phoenix, o comediante Bill Cosby ficou lá até que sua condenação por agressão sexual foi anulada em 2021.