Notícias

Apoio do ICE a Trump não existe, diz porta-voz

Candidato Republicano afirma em debate que recebeu apoio da agência federal, o que é proibido por lei

DA REDAÇÃO – O candidato Republicano à presidência, Donald Trump, disse no debate de segunda-feira com Hillary Clinton que a agência federal de vigilância imigratória e alfândega, o ICE (Immigration and Customs Enforcement), teria dado apoio à sua candidatura.

“Recebi o apoio do ICE”, disse ele. “E eles nunca apoiaram ninguém antes.”

Teria sido importante se fosse verdade. Mas de acordo com a porta-voz do ICE, Sarah Rodriguez, o “U.S Immigration and Customs Enforcement não apoiou e não vai apoiar nenhum candidato.”

O Hatch Act, assinado há mais de 70 anos, proíbe que agências federais participem de qualquer engajamento político-partidário, incluindo o apoio para qualquer candidato a qualquer cargo que seja.

A declaração do Republicano, portanto, não pode ser verdadeira.

O ICE é a agência federal responsável pelo cumprimento das leis imigratórias. Faz parte do departamento de Homeland Security, e seus agentes são encarregados da deportação de indivíduos e da vigilância nas fronteiras.

E é expressamente proibido e totalmente ilegal que agências e repartições federais – incluindo o ICE – apoiem qualquer candidato. É lei desde 1939, quando o Congresso aprovou o Hatch Act, criado para evitar que agências próximas ao executivo evolvam-se em política. Qualquer um com conhecimento básico do funcionamento do Poder Executivo sabe da lei.

Trump parece não fazer ideia de que ela existe ao dizer que uma agência federal apoia sua candidatura. Como na maioria das suas declarações, o que ele disse no debate é uma distorção de uma meia-verdade. Horas antes do debate, a campanha de Trump anunciou que um sindicato de agentes ligados ao ICE manifestaram apoio à candidatura. Mas um sindicato não é a mesma coisa que uma agência do governo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version