Conseguir o tão almejado passaporte italiano é o sonho de muitos descendentes dos mais de 700 mil imigrantes que chegaram ao Brasil e passaram pela Hospedaria do Brás entre 1887 e 1978. O processo, porém, é burocrático e demorado, podendo chegar a uma década de espera nos consulados. Com o objetivo de auxiliar esses indivíduos a reconhecerem os direitos de seus antepassados de maneira rápida e transparente, a Cidadania4u (www.cidadania4u.com.br) criou uma plataforma e um aplicativo. Neles, as pessoas podem acompanhar todo o andamento do processo de requerimento de maneira transparente em um ambiente 100% on-line.
Por meio do portal do cliente e do app da Cidadania4u, o usuário tem acesso a todas as etapas do pedido e pode visualizar o que está sendo feito em cada uma delas. “Suponhamos que uma pessoa esteja na fase ‘procurar certidão do avô’. Ela poderá acompanhar em tempo real o que é feito, recebendo em forma de notificação toda e qualquer atualização e, por fim, ter acesso aos papéis digitalizados na palma da mão, onde quer que esteja, por meio do app”, afirma o sócio fundador do negócio, Rafael Gianesini. Ver cada alerta de certidão ou documento encontrado é um estímulo para o descendente não desistir, segundo o especialista.
O primeiro passo em direção ao passaporte vermelho é ter ascendência italiana reconhecida. Não importa a geração; se um brasileiro é descendente, já é possível conseguir a cidadania. “Um dos grandes obstáculos é encontrar e realizar a tradução juramentada dos documentos necessários para dar entrada ao processo. Por isso, temos no corpo de nossa empresa genealogistas, advogados e consultores especializados, que ajudam nossos clientes a localizarem, traduzirem e apostilarem tudo”, explica Gianesini.
A Cidadania4u já atendeu mais de mil clientes e, com a chegada do aplicativo, a expectativa de crescimento do negócio até o final do ano é de 30%. O app é gratuito e está disponível para download na Play Store e na Apple Store.