Um apagão cibernético global está gerando uma série de transtornos nesta sexta-feira (19), afetando voos, serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O incidente, que envolve falhas em serviços que utilizam o sistema operacional Windows da Microsoft, está sendo atribuído à empresa CrowdStrike, especializada em segurança digital. A Microsoft anunciou que o problema foi resolvido, mas alertou sobre a possibilidade de problemas residuais. Até o momento, não há evidências de que o apagão seja resultado de um ataque hacker.
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas, incluindo American Airlines, United e Delta, suspenderam todos os seus voos. Em contraste, a JetBlue, que realiza majoritariamente voos domésticos, continua suas operações normalmente. Há cerca de 110 mil voos comerciais programados para hoje em todo o mundo, de acordo com dados preliminares da Cirium, uma empresa de análise de aviação, compartilhados com a CNN. Até às 6 da manhã, horário do Leste dos EUA, havia 1.390 voos cancelados globalmente. Esse número está crescendo.
No Aeroporto Internacional de Miami, o apagão está “afetando todas as companhias aéreas e atualmente está causando atrasos nas partidas e chegadas. Os passageiros são orientados a entrar em contato com suas companhias aéreas para confirmar o status do voo antes de se dirigir ao MIA hoje,” disse Greg Chin, Diretor de Comunicação do Departamento de Aviação de Miami-Dade. O Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood também emitiu um comunicado: “Atrasos nos voos são esperados, então os viajantes devem verificar com suas companhias aéreas o status atualizado dos voos antes de se dirigirem ao FLL.”
No Brasil, usuários estão enfrentando dificuldades com aplicativos bancários, enquanto as bolsas de valores ao redor do mundo enfrentaram interrupções em suas operações. Problemas técnicos também foram relatados em uma das maiores instalações de saúde da Europa, na Alemanha. Enquanto isso, bancos, emissoras de rádio e televisão e supermercados na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido também foram afetados.
A Casa Branca afirma que está “analisando” a interrupção causada pelos apagões cibernéticos da manhã de sexta-feira. “Estamos cientes do incidente e investigando o problema e seus impactos,” disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca à CNN.