As autoridades russas aprovaram o uso do antiviral Avifavir, que se mostrou promissor no tratamento de pacientes com a Covid-19 no país. O medicamento vai começar a ser utilizado nos hospitais russos na próxima semana.
O medicamento foi desenvolvido pela Russian Direct Investment Fund e o ChemRar Group e é uma versão de um antiviral usado no Japão, o Avigan.
“O Avifavir não é só o primeiro antiviral registrado no combate do coronavírus na Rússia, mas é, talvez, o mais promissor medicamento contra a covid-19 no mundo”, afirmou Kirill Dmitriev, CEO di Russian Direct Investiment Fund.
Os hospitais russos podem começar a dar o remédio aos pacientes a partir de 11 de junho. A empresa responsável pelo medicamento vai fabricá-lo em quantidade suficiente para tratar cerca de 60 mil pessoas por mês.
O anúncio dos russos é visto com cautela, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não reconhece nenhuma droga, oficialmente, como totalmente eficaz ao combate à Covid-19. O Avifavir atuaria impedindo a reprodução do coronavírus. A Rússia afirma que ele se provou eficaz em testes clínicos.
Outros países testam antivirais semelhantes, como a Índia, que deve completar seus testes em julho. Um estudo chinês indicou que ele ajuda a acelerar a recuperação da doença, mais rapidamente que drogas usadas contra o HIV.
Hoje, a Rússia já registra mais de 400 mil casos da covid-19, com 4.693 mortes. (Com informações do UOL e Reuters)