Histórico

Americanos vão ao Brasil para investir na MLS

Na última semana, um grupo de executivos da Major League Soccer (MLS) esteve durante dois dias no Brasil para fazer visita a alguns veículos de mídia e conversar com algumas pessoas da indústria do esporte no país. Em pauta, os planos da MLS para o futuro e, mais do que isso, a abertura de canais de comunicação do futebol jogado nos Estados Unidos com o Brasil.

Tudo isso tem um claro objetivo: em 2022, a MLS quer se tornar a melhor, ou pelo menos uma das melhores, liga de futebol do mundo.
Jeff Agoos, diretor técnico da MLS, disse que a ida ao Brasil tem a missão de abrir caminho para a chegada, em 2014, do time de futebol dos Estados Unidos que disputará a Copa do Mundo. Mas, além disso, a ideia é saber qual o posicionamento que a MLS tem no mercado brasileiro e de que forma ela pode se tornar mais conhecida no Brasil.

A promoção internacional da MLS é um dos pilares que sustentam o projeto de crescimento e fortalecimento da liga. Segundo Agoos, para chegar em 2022 como uma das maiores do mundo, a liga americana precisa de alguns itens, como qualidade dos jogadores e valor como empresa.

Para valorizar monetariamente a MLS o problema é dinheiro. Na MLS, assim como nas demais ligas profissionais americanas, o dono dos times é a liga. Os clubes funcionam como uma espécie de “cota’’. O comprador do clube, tem o direito de ser o representante dele. Ele se torna, então, um sócio da MLS.

Por fim, dois dados são colocados como sintomáticos pelo executivo para explicar o sucesso do modelo de negócios da MLS. O primeiro é a mobilização da comunidade de Orlando nos últimos meses para aprovar um financiamento para a construção do estádio em que o Orlando City mandará suas partidas. Já dentro dos padrões da MLS, ele foi a “senha’’ para que o clube em breve faça parte da liga. O outro é o preço pago pela franquia de Nova York, que incorporará à liga no ano que vem: $100 milhões. Em 1995, os donos dos clubes pagaram US$ 5 milhões para ter a licença.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version