O espanhol Rafael Nadal anunciou na quinta-feira (10) que se aposentará como tenista profissional na Copa Davis, após defender a Espanha entre 19 e 24 de novembro, em Málaga. Ele segue Roger Federer, que parou há dois anos. Sendo assim, resta apenas Novak Djokovic do triunvirato que dominou e encantou os fãs deste esporte.
“Estou aqui para comunicar que me aposento do tênis profissional. A realidade é que foram anos difíceis, esses dois últimos especialmente. Acho que não fui capaz de jogar sem limitações. É uma decisão evidentemente difícil, demorei para tomá-la, mas nesta vida tudo de um início e um final, e acredito ser o momento adequado para colocar um ponto final a uma carreira longa e muito mais bem-sucedida do que eu poderia imaginar”, antecipou o tenista em vídeo divulgado nas redes sociais.
Ex-número 1 do mundo e ganhador de 22 torneios de Grand Slam, Nadal destacou a representatividade de representar a Espanha em sua última competição oficial.
“É muito significativo que meu último torneio seja a Copa Davis, representando o meu país. É fechar o ciclo, já que uma das minhas primeiras alegrias como tenista profissional foi a final de Sevilla, em 2004”, enfatizou, ao lembrar o título da Espanha sobre os Estados Unidos na decisão do torneio.
Na mensagem de despedida, Nadal agradeceu a todos que contribuíram em sua trajetória, da família aos fãs e também aos maiores rivais, como o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic, que não foram citados nominalmente.