Ana Paula Franco Comunidade

Alunos de escola de Miami mergulham na cultura brasileira em Salvador, Bahia

Quatorze crianças que estudam português, entre filhos de brasileiros e americanos, fizeram uma imersão cultural na Bahia por oito dias 

Ana Paula Franco

Para comemorar a formatura no 5th grade, 14 alunos da escola Ada Merritt de Miami fizeram uma viagem de oito dias para Salvador (BA) acompanhados de pais e professores. Entre os dias 18 e 26 de março, os alunos, com idades entre 11 e 12 anos, levaram doações e visitaram projetos sociais da ONG BrazilFoundation.

O brasileiro da Portuguese International Parents Association (PIPA), Ricardo Cookson, acompanhou os estudantes na viagem e relatou a experiência que viveram. “No ano passado, fomos para o Rio de Janeiro e este ano fomos para Salvador. Foi uma experiência única e de uma riqueza cultural incrível. Os alunos puderam vivenciar um pouco da cultura e da realidade brasileira, conhecer vizinhanças pobres, pontos turísticos, e, claro, praticar o português”, disse.

A prática do português foi um dos pilares da viagem, já que os alunos estudam a língua em sua grande curricular desde os primeiros anos de escola. “Fizemos um acordo: assim que saíssemos do aeroporto, o idioma falado seria somente o português, inclusive, entre eles que é a parte mais difícil. O resultado foi surpreendente”, explicou Cookson.

Os alunos fizeram aulas de capoeira, visitaram o projeto social Quabales que reúne percussionistas de bairros pobres, brincaram com os tambores e também visitaram o projeto social Futura Geração que atende crianças carentes. “Levamos material escolar, brinquedos e compramos alimentos suficientes para dois meses para a instituição. Mas o mais importante, foi o intercâmbio cultural, a experiência que as crianças tiveram com as outras crianças”, pontuou Ricardo.

Entre as 14 crianças, alguns são filhos de brasileiros, outros filhos de pais de origem hispânica e outros filhos de americanos e nunca tiveram nenhum contato com o português.

Capoeira, percussão e visita à creche

Além de tomarem água de coco, provarem o acarajé, os estudantes conheceram o Pelourinho, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Basílica Santuário Senhor do Bonfim, Fundação Casa de Jorge Amado, Farol da Barra, Projeto Tamar e Praia do Forte. “A viagem não só complementa a aprendizagem que os alunos vivenciam todos os dias aqui na escola Ada Merritt, mas também cria a oportunidade para que os estudantes entendam melhor a cultura brasileira, e a maneira de viver do Brasil. Sem contar que o grupo, durante a estada no Brasil, teve total imersão na língua portuguesa. O objetivo é aprender sobre o país de uma forma divertida e lúdica, além de plantar um pouquinho do Brasil no coração de cada estudante”, afirma a professora Lenita O’Rourke que também participou da expedição.

A professora Beatriz Oliveira disse que os alunos chegaram muito animados contando para os colegas sobre a experiência que viveram. Eles fizeram um diário de viagem e também farão um trabalho sobre o que vivenciaram. “O que eles mais gostaram foi a visita às crianças do projeto social, das aulas de percussão que tiveram no Quabales e das aulas de capoeira”, disse.

Estudantes visitaram o Pelourinho
Visita às crianças do projeto Futura Geração
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version