O governador Ron DeSantis anunciou reduções nos seguros residencial e automotivo na Flórida, trazendo alívio para consumidores, especialmente no sul do estado. Três quartos dos segurados da Citizens Property Insurance Corporation em Miami-Dade terão cortes nas apólices, com média de 5,6% em todo o estado, enquanto seguradoras privadas começam a oferecer ajustes positivos.
No setor automotivo, motoristas da Flórida também sentirão o impacto. A Geico reduzirá tarifas em 10,5%, a Progressive em 8,1% e a State Farm em 6%, refletindo uma estabilização do mercado impulsionada pela queda expressiva nos litígios sobre reparos de vidros automotivos.
Desde 2019, reformas no setor de seguros combateram fraudes, reduziram litígios excessivos e incentivaram a concorrência. Essas medidas atraíram 11 novas seguradoras para a Flórida nos últimos dois anos, aumentando a oferta para os consumidores e freando os altos aumentos de prêmios registrados nos anos anteriores.
Mesmo com as melhorias, a Flórida ainda tem um dos mercados de seguro mais caros do país, devido a riscos climáticos e histórico de disputas judiciais. No entanto, DeSantis destacou que, em 2024, o estado teve o menor aumento médio de prêmios residenciais nos EUA, e a previsão para 2025 é de mais estabilidade e opções acessíveis para moradores.