Investigações do Departamento de Segurança Interna da unidade de EL Paso revelaram que o túnel, com cerca de 1,20 metro de largura e 1,80 metro de altura, foi escavado no sistema de drenagem pluvial da Boone Street de El Paso, localizado a poucos quarteirões da fronteira, informou a KTSM.
Um vídeo chocante do interior do túnel, reforçado apenas com vigas de madeira, mostra o seu longo caminho abaixo da fronteira que os contrabandistas usavam para transportar pessoas e drogas para dentro e para fora dos EUA.
A HSI disse que seus agentes estão investigando o túnel e prometeram prender aqueles que criaram e usaram a instalação subterrânea, que parece ter sido construída no ano passado.
“As organizações criminosas transnacionais pensam erroneamente que podem evitar a detecção movendo pessoas e contrabando para o subsolo”, disse o agente especial encarregado da HSI El Paso, Jason Stevens, em um comunicado.
“Esta recente descoberta é um golpe significativo para as suas operações, pois destaca a nossa capacidade de desmantelar as suas sofisticadas redes de contrabando”, acrescentou.
O chefe do setor da patrulha de fronteira de El Paso, Anthony Good, elogiou os agentes que descobriram o túnel pela primeira vez na manhã de sexta-feira, depois de remover uma placa de metal que escondia seu buraco de entrada de 3 pés por 3 pés perto da fronteira.
Good disse que a descoberta da Segurança Interna e da Patrulha de Fronteira foi resultado de investigações regulares ao redor da fronteira, com o chefe da fronteira de El Paso também criticando o uso de um caminho tão perigoso que poderia colocar vidas em perigo.
“Com os nossos parceiros, estamos empenhados em investigar estas atividades ilícitas e levar à justiça todos os perpetradores – aqueles que colocam vidas em perigo nestes ambientes perigosos e contornam as vias legais para entrar nos Estados Unidos”, disse Good.
A descoberta do túnel de El Paso ocorre depois que as autoridades de fronteira encontraram seu terceiro túnel de contrabando na área fronteiriça do Arizona com o México.
As autoridades dos EUA e do México trabalharam em conjunto para desmontar estes supostos “túneis do narcotráfico” para os EUA, tendo o túnel do Arizona sido descoberto enquanto ainda estava em construção em San Luis Río Colorado, no México.
O maior túnel de drogas conhecido entre os EUA foi descoberto em 2020, com o túnel estendendo-se por três quartos de milha entre Tijuana, no México, e San Diego, na Califórnia. Esse túnel foi até equipado com sistema ferroviário e elevador, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.