Imigração Manchete

Agentes do Florida Highway Patrol prendem jovem nascido nos EUA como “unauthorized alien”

Juan Carlos Lopez-Gomez, de 20 anos, foi preso na quarta-feira (16) e entregue ao ICE de forma equivocada

Lopez-Gomez nasceu nos EUA e foi preso como estrangeiro indocumentado (Foto Cortesia Sebastiana Pérez)

Um jovem de 20 anos nascido nos Estados Unidos foi parado por agentes do Florida Highway Patrol (FHP) e detido como “unauthorized alien”, ou estrangeiro sem status imigratório e entregue ao U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE).

Segundo informações da CNN, Juan Carlos Lopez-Gomez estava atravessando a Flórida para trabalhar em uma obra em Tallahassee, que fica a 45 minutos de sua cidade-natal na Geórgia. Para parar Juan, os agentes se basearam em uma nova lei do Sunshine State, que autoriza guardas de trânsito a prender indocumentados. A lei, porém, já foi bloqueada por um juiz federal por se considerada inconstitucional.

O jovem foi solto na quinta-feira pela manhã. O ativista da causa imigratória Thomas Kennedy auxiliou o jovem no tribunal. “Ele está livre! Obrigado a todos que compartilharam e fizeram tudo para que ele fosse liberado”, disse Kennedy.

Para que o jovem fosse solto, seu advogado levou apresentou sua certidão de nascimento perante o juiz.

“É uma série de horrores”, disse a advogada Alana Greer, diretora e cofundadora do Community Justice Project, que representa a Coalizão de Imigrantes da Flórida, mas não Lopez-Gomez. “Ninguém deveria ter sido preso sob esta lei, muito menos um cidadão americano.”

“O juiz, o promotor, o xerife e a cadeia estão basicamente levantando as mãos e dizendo: ‘O ICE nos mandou prendê-lo, então vamos continuar detendo-o’, mesmo que ninguém discorde do fato de ele ser um cidadão. Então, eles estão, neste momento, detendo ilegalmente um cidadão americano”, disse Greer.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version