Desde 13 de setembro, 18.500 imigrantes em busca de asilo chegaram à região de San Diego, na Califórnia, de acordo com informações do governo local. Por dia, a área tem recebido 600 estrangeiros. A cidade de Oceanside, no entorno, fica a 50 milhas (80 km) da fronteira dos Estados Unidos com o México e recebe, todos os dias de manhã e à tarde, dezenas de imigrantes levados em carros e vans por agentes do Border Patrol.
Segundo levantamento da Reuters, no último mês, 1.400 estrangeiros foram levados para a rodoviária de Oceanside. A superpopulação de imigrantes está causando uma crise humanitária na cidade de 172 mil habitantes. “A Califórnia já tem um sério problema com o grande número de moradores de rua. Agora, temos que lidar com mais essa crise, que é a imigratória. O governo federal precisa fazer alguma coisa”, disse o prefeito de Oceanside, Ryan Keim.
Entidades pró-imigrantes têm trabalhado dia e noite na rodoviária da cidade para tentar acomodar os estrangeiros. Eles fornecem água, comida e carregadores para que os estrangeiros possam falar com suas famílias. Investimentos de $3 milhões foram anunciados pelo governo local para tentar amenizar a crise.
Números do governo mostram que, apenas na região de San Diego, onde está Oceanside, mais de 204 mil imigrantes foram apreendidos nos últimos 11 meses. Este número é 27% maior que o registrado no ano anterior.
*Com informações da Reuters