Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) na Califórnia apreenderam quase $1 milhão em metanfetamina escondida dentro de móveis. Oficiais do CBP no Centro Comercial de Calexico East interceptaram 234,2 quilos de metanfetamina escondidos em um caminhão que transportava um carregamento de móveis de madeira. A apreensão faz parte da Operação Apolo, destinada a impedir a entrada de drogas ilegais nos Estados Unidos.
O suspeito, um homem de 29 anos que transportava o carregamento, estava solicitando admissão nos Estados Unidos vindo do México quando foi detido. Segundo o CBP, o valor estimado das drogas é de $928 mil. O motorista, portador de visto válido, foi encaminhado para uma inspeção secundária juntamente com o caminhão para uma análise mais detalhada.
Durante a inspeção secundária, tecnologia de escaneamento não invasivo foi utilizada para realizar uma varredura minuciosa no caminhão. Irregularidades nos móveis foram detectadas, o que levou à descoberta de compartimentos falsos em armários. Os oficiais removeram os painéis de várias peças de móveis para descobrir dezenas de pacotes de metanfetamina. O contrabando escondido dentro de móveis de madeira é uma tática comum utilizada por traficantes de drogas para evitar detecção e contrabandear narcóticos para os Estados Unidos.
Os oficiais apreenderam as drogas e o caminhão, enquanto o suspeito permanece sob custódia das Investigações de Segurança Interna enquanto continuam com a investigação.
Há uma crise contínua de fentanil nos EUA, com mais de 150 americanos morrendo diariamente – cerca de 55 mil anualmente – de overdoses relacionadas a opioides sintéticos como o fentanil, de acordo com dados do CDC.