A aeronave Aerion AS3 Mach 4 fabricada pela empresa Aerion, com sede na Flórida, foi apresentada nesta segunda-feira (29), em Orlando.
Segundo a companhia, o avião comercial deve ser lançado até o final da década e terá velocidade superior a 3,5 mil milhas por hora- sete vezes mais rápido que um avião comum.
O objetivo da empresa é que o primeiro voo do AS3 Mach 4 transporte 50 passageiros no itinerário Los Angeles (LA)-Tokyo em menos de três horas.
“O voo supersônico é o ponto de partida, mas é apenas isso — o começo”, disse o presidente e CEO da Aerion, Tom Vice, em um comunicado à imprensa. “Nós devemos ultrapassar os limites do que é possível”, completou.
Atualmente, a companhia está construindo uma nova sede global na Flórida em um enorme terreno próximo ao Aeroporto Internacional Orlando Melbourne.
A sede deve ficar pronta em 2026 e terá um campus para pesquisa, design, produção e finalização de interiores de aeronaves supersônicas e promete gerar 675 novos empregos especializados para a região.
O último jato supersônico de passageiros a cruzar o céu foi o Concorde, que operou voos comerciais para a British Airways e Air France. A aeronave deixou de operar há mais de 17 anos e tinha altos custos e forte impacto ambiental.
As ambições da Aerion são que suas aeronaves operem com baixa emissão de carbono e sem causar nenhum dano ambiental: “O mundo não pode esperar até 2050 para se tornar neutro em carbono. Temos que fazer isso hoje”, disse Vice.