Clique aqui para enviar sua dúvida de imigração, ela será respondida na medida do possível
Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.
Eu, meu marido e minha filha (14 anos), estamos nos EUA, sendo que eu com o visto F1 e meu marido e minha filha com F2. Estou cursando a faculdade de Physical Therapy. Quando eu graduar, poderemos continuar vivendo nos EUA e obter green card?
Gardini –Sem dúvida, como você, esta é a vontade de muita gente. Visto de estudante tanto o F1 quanto o F2 não dá direito de morar nos EUA depois da escola e nem dá direito a green card. Para isso você vai ter que procurar uma outra forma de conseguir um green card, através do trabalho com a petição EB-3. Mas para isso você precisa de um empregador ou sponsor.
Entrei nos EUA com o visto de noivo (K1) em 2013, recebi o green card de 2 anos há 6 meses. Mas, o meu relacionamento com meu marido americano está de mal a pior. Se decidirmos optar pelo divórcio, eu perco meu direito de permanecer legalmente nos EUA? Eu consigo renovar meu GC para o de 10 anos sem estar mais casada com ele? E o prazo para eu aplicar para a Cidadania Americana continuaria de 3 anos de residência? O meu marido é quem é meu co-sponsor no processo, isso implicaria na renovação do meu GC de 10 anos?
Gardini –Sua situação pode se tornar delicada, eu recomendo você falar com um advogado urgente, mas vamos responder suas várias perguntas. Sinto muito pelo seu casamento estar deteriorando. Em caso do divórcio, você pode dar entrada no GC de 10 anos logo após o divórcio se tornar absoluto ou seja não precisa esperar 2 anos para fazer o pedido do I-751 que é para o GC de 10 anos. Para isso você vai ter que provar que o casamento ocorreu de boa fé e providenciar muita evidência de que o casamento realmente ocorreu. A lista de documentos é longa e abrangente, mas tudo que você tem ou tinham em conjunto serve. A sua cidadania deverá ser feita então em 5 anos e não mais 3 anos. Pois você se divorciou. Não é necessário sponsor para renovação.
No Brasil, eu trabalho em rádio. Tenho registro como apresentadora e animadora. Tenho anos de experiência e gostaria de fazer o mesmo nos EUA, pode ser em Português e ou Espanhol nas rádios de Miami. Sei que existe um visto para “extraordinary ability”. Como posso conseguir este visto? Eu preciso ter uma promessa de trabalho nos EUA? O que este visto me permite fazer nos EUA?
Gardini –Você vai precisar de uma empresa interessada em seus serviços nos EUA para te trazer com este visto. O visto não dá direito ao green card. Seria melhor vir com o visto “I” de mídia. Para mais informações do visto “I” acesse o link a seguir. Neste caso, você não precisa de uma empresa, você pode fazer via Brasil mesmo. www.uscis.gov/working-united-states/temporary-workers/i-representatives-foreign-media.
Estou no Brasil. Quero me casar com um americano, nos conhecemos há pouco tempo e desejamos nos casar o mais breve possível. Pergunto se o processo para a obtenção do green card demora e se eu for para a Flórida e casar, se posso permanecer aguardando a liberação do green card?
Gardini –Se você entrar com visto de turista e vier a casar na Flórida e der entrada no pedido de green card deveria dar tudo certo. Lembre-se de não dar entrada imediatamente após sua chegada nos EUA. Aconselho a esperar pelo menos 45 dias depois da chegada nos EUA para dar entrada no pedido de green card.
Fiquei por um período ilegal nos EUA com visto de turista, isto se deu há mais de 10 anos, hoje tenho situação completamente diferente, casa própria, um bom emprego, sou casado com filhos e gostaria de visitar a Disney. Será que e possível tirar o visto novamente? Lembrando que não tenho intenção nenhuma de morar nos EUA novamente ou esconder que já estive aí.
Gardini –Caro leitor, infelizmente não tenho bola de cristal para saber se o consulado vai aprovar o seu visto ou não. Mas de acordo coma a lei, caso já tenham se passado 10 anos da sua saída você já cumpriu o castigo e em teoria poderia receber o visto sem problemas, você vai ter que provar para o consulado que não tem intenção de ficar ilegalmente nos EUA.
Olá, no ano de 2010 meu pai cidadão americano deu entrada no green card para mim. Minha data de prioridade era 27SEP2011, qual seria a previsão para sair? Outra coisa, ainda sou solteiro mais ano que vem pretendo me casar, isto iria interferir em algo ou o processo correria normalmente?
Gardini –Para filhos solteiros de cidadão a espera atualmente é de 8 anos, é uma preferência F1 (não é o visto F1) e em 08/2015 estão chamando as pessoas com data de prioridade de 11/2007 ou seja caso você fique solteiro mais 3 anos de espera. Se você casar sua preferência muda para F3 e a data de prioridade é de 04/2004 ai são mais 6 anos de espera mas sua esposa vem junto. Para acompanhar as mudanças de datas de prioridade acesse o link http://travel.state.gov/content/visas/english/law-and-policy/bulletin.html.