Mundo

Adeus ao Papa Francisco será no sábado (26), com transmissão ao vivo do Vaticano

Missa começa às 4h da manhã no horário da Costa Leste; cerimônia será transmitida ao vivo para os EUA, Brasil e Europa.

Fiéis ao redor do mundo poderão assistir ao velório e missa do Papa em transmissão ao vivo direto do Vaticano. Foto: Reprodução TV

Fiéis do mundo inteiro se despedem do Papa Francisco neste sábado (26), quando será celebrada a missa fúnebre na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia começa às 10h no horário local (4h da manhã no horário da Costa Leste), e será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. São esperadas cerca de 200 mil pessoas. O corpo de Francisco ficará em câmara ardente até lá, vestido com os paramentos papais. A missa seguirá rituais tradicionais, mas será mais simples do que a de papas anteriores, a pedido do próprio pontífice.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal de notícias do Vaticano no YouTube, além de redes como NBC, CBS, e ABC além do New York Times, que fará cobertura especial. Após a missa, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma – e não na Basílica de São Pedro, como ocorre com a maioria dos papas. O caixão receberá os selos do Vaticano, será colocado na tumba e, em seguida, aspergido com água benta. Será um túmulo simples com a inscrição “Franciscus”, conforme seu desejo registrado em testamento.  Francisco se tornará o primeiro papa em cerca de um século a ser enterrado fora do Vaticano.

Entre os líderes esperados estão os presidentes Donald Trump, Volodymyr Zelensky, Javier Milei e Luiz Inácio Lula da Silva. O Vaticano também anunciou que igrejas de Roma celebrarão missas especiais durante nove dias em homenagem a Francisco.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo