Cada vez menos, as pessoas fazem transações de pagamento em dinheiro. Os meios de pagamento preferidos são cartões de crédito, de débito, online e outros. Porém, alguns recalcitrantes ainda preferem pagar com cédulas de dólar. A partir de dezembro, no entanto, as cédulas danificadas serão retiradas de circulação.
A fim de reforçar a segurança do sistema monetário, o Bureau of Engraving, o Serviço Secreto e o Advanced Counterfeit Deterrence (ACD) Steering Committee implementaram uma iniciativa para impedir que varejistas, bancos e caixas eletrônicos dos EUA aceitem cédulas específicas.
Os relatórios indicam que as notas de dólar que serão rejeitadas incluem aquelas classificadas como “mutiladas” – com cortes, bordas danificadas ou descoloração. Essa política se aplica a lojas e supermercados como Target, Walmart, Dollar Tree, Costco e outros.
Atualmente, o Federal Reserve emite notas de dólar em sete denominações: $1, $2, $5, $10, $20, $50 e $100. Embora as notas de $500, $1,000 e $10,000 não sejam mais produzidas, elas continuam em circulação. Entretanto, essas notas de alta denominação podem ser rejeitadas se atenderem aos critérios de “mutilação”, assim como qualquer outra nota.
Como saber se sua nota de dólar está “mutilada”?
As cédulas normalmente ficam mutiladas devido a fatores como “fogo, mau uso ou até mesmo deterioração por enterrar dinheiro”, de acordo com o Federal Reserve. As notas com cortes, bordas danificadas ou descoloração se enquadram nessa categoria.
O que você deve fazer com suas notas de dólar “mutiladas”?
Se você tiver notas mutiladas, precisará entrar em contato com o Bureau of Engraving and Printing. É necessário registrar uma reclamação de moeda mutilada. O Bureau fornece um guia passo a passo para resgatar essa moeda.
“O BEP avaliará a nota. Eles têm ferramentas especiais para examinar a autenticidade e avaliar o valor total da nota. Depois de fazer isso, eles podem emitir um cheque de volta para o consumidor”, explica um representante de moeda do Fed.
Novos designs em circulação
Juntamente com essas novas medidas de segurança, o Federal Reserve planeja lançar designs atualizados para as notas de $5, $20, $50 e $100 nos próximos anos. A nota de $50 atualizada será lançada em 2028, a nota de $20 em 2030, a nota de $5 entre 2032 e 2035 e a nota de $100 entre 2034 e 2038.
Como detectar uma nota falsa?
De acordo com especialistas do El Cronista, para identificar se sua nota de dólar é verdadeira, você deve detectar as seguintes características:
- Fio de segurança resistente à luz com a inscrição “USA”
- Faixa de segurança 3D que muda ao inclinar a cédula
- Tinta que muda de cor no canto inferior direito
- Marca d’água ao observar a cédula contra a luz
- Microimpressões ao redor da cédula
- Impressão em relevo que dá textura à cédula