Histórico

À procura de investimentos no Brasil

Joel Stewart

Recentemente viajei ao Brasil com o objetivo de saber qual é o melhor investimento lá. Lembrando que o comércio deve acontecer em dois sentidos, americanos vendendo para brasileiros e brasileiros vendendo para americanos, achei importante descobrir como nós, americanos, podemos fazer investimentos seguros no Brasil.

A fim de capitalizar a ideia, meu colega Dr. George Niaradi, chefe do comitê internacional da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo), e Olavo Franco Bernardes, advogado brasileiro estagiando nos EUA, sugeriam que fizesse uma palestra na sede da OAB/SP. Aproveitei da oportunidade para passar uns dias em São Paulo e no Rio de Janeiro, conhecendo vários tipos de profissionais, sempre perguntando sobre a economia no Brasil e os tipos de investimentos recomendados.

No dia 11 de setembro, falei para um grupo de 150 pessoas na OAB. O tema da palestra foi Como investir e ganhar vistos de trabalho nos EUA. As pessoas presentes ao evento foram advogados, comerciantes e outros, pois a palestra era aberta ao público.

No outro dia, 12 de setembro, o Dr. Niaradi me acompanhou até Santos, onde dei outra palestra na faculdade de direito da Universidade Católica de Santos. Os estudantes queriam saber sobre carreiras na diplomacia, programas de intercâmbio e oportunidades de trabalhar nos EUA. No mesmo dia, de noite, fiz outra palestra na Universidade Damásio, também para os estudantes de direito, que queriam saber sobre a maneira de fazer negócios nos EUA, e as diferenças entre os EUA e o Brasil.

No dia seguinte, 13 de setembro, fui apresentado ao Dr. Meyer, da firma Machado e Meyer, que atua no campo da lei internacional, e também a Horácio Bernardes, também conceituado advogado no Brasil que trabalha com muitos clientes internacionais.

Em 14 de setembro, conheci o Dr. Rodrigo Padrilha, advogado constitucionalista, especializado também na lei da família, que concordou em fazer palestras no final de outubro na Flórida, que vou anunciar nesta coluna quando as datas todas serão agendadas.

Parece que todo mundo ainda quer ir aos EUA, ou para estudar, ou trabalhar, ou seja lá o que for, mas insisti em saber de cada um a opinião sobre a ida de americanos ao Brasil, e os melhores e mais seguros tipos de investimentos.

Enfim, cheguei a conclusão que há três investimentos certos e seguros no Brasil: (1) Energia, (2) Infraestrutura e (3) Construção. Com estes comércios, segundo todos, os americanos podem ficar tranquilos, que vai dar certo. Outros tipos de investimentos também podem dar certo, claro, mas dependeriam de ser feitos com cuidado por pessoas experientes na área empresarial. Perguntei sobre a importação de veículos da China. Alguns falaram que não vêem boas chances, pois já há companhias fazendo isso. Outros falaram que poderia ser uma ideia muito boa, pois os brasileiros compram muitos carros da China, em virtude dos preços cobrados em comparação aos demais.

Sobre investimentos nos EUA, falei com um corretor do Conselho de Corretores de SP, que explicou haver ainda muitos brasileiros de São Paulo querendo comprar casas de veraneio na Flórida, em razão dos preços baixos e das boas oportunidades.

A maioria dos brasileiros quer fazer compras e descansar na Flórida, mas outros pensam de morar na América, por conveniência ou outras vantagens. Estes querem se legalizar com investimentos EB-5, usados para se tornar residentes legais com investimentos de $500 mil ou mais, e empregando 10 americanos. É bom lembrar que casas residenciais não garantem a concessão de vistos de residência permanente nos EUA. Somente assuntos comerciais servem para conseguir um visto de trabalho ou green card.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version