Estados Unidos Manchete

Trump diz em entrevista que não descarta terceiro mandato

A 22ª Emenda limita a presidência a dois mandatos, desde sua promulgação em 1951

Mesmo com as restrições, o presidente Trump afirma que há “métodos” para continuar no poder (Foto: Reprodução TV)

O presidente Donald Trump revelou à NBC News no domingo (30), que considera possível um terceiro mandato à frente da presidência do país, apesar de a Constituição proibir essa possibilidade desde 1951. Ele afirmou que está focado no presente, mas, quando foi questionado sobre seu interesse em um novo mandato, destacou que muitas pessoas pedem para que ele permaneça no poder.

Trump também comentou que existem métodos para permitir que ele tenha um novo mandato, mas não deu detalhes sobre quais seriam essas alternativas. A emissora de televisão perguntou se a candidatura do vice-presidente, JD Vance, seria uma das possibilidades. O republicano respondeu que essa é uma forma, mas que também existem outras.

Para concorrer a um novo mandato, seria necessário que Trump modificasse a Constituição, o que exigiria o apoio de dois terços do Congresso ou de dois terços dos estados, além da ratificação por três quartos das assembleias estaduais. Todas essas exigências tornam o processo bastante improvável, mas aliados do presidente cogitam cenários alternativos. Um deles é o deputado republicano do Tennessee, Andy Ogles, que apresentou uma resolução propondo a extensão dos limites de mandatos presidenciais.

A Constituição limita a presidência a dois mandatos desde a aprovação da 22ª Emenda, em 1951, após a eleição de Franklin D. Roosevelt para quatro mandatos consecutivos. Desde sua promulgação, nenhuma tentativa de modificação foi bem-sucedida.

A Casa Branca não se pronunciou sobre o assunto, mas, há pouco tempo, compartilhou em seu perfil no X uma imagem de uma capa fictícia de revista com Trump usando uma coroa. O post se referia a uma mensagem do presidente na Truth Social: “LONG LIVE THE KING!” (“Vida longa ao rei”).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version