O presidente Donald Trump disse nesta terça, 25, que pretende substituir o atual visto EB-5 por um “gold card”, que seria vendido por $5 milhões e garantiria o direito à residência permanente nos Estados Unidos. Ele ressaltou que o novo cartão atrairá pessoas ricas para o país, que vão gerar empregos e pagar impostos.
O presidente ressaltou que além de ter os privilégios de green card, o cartão irá fornecer aos imigrantes um “caminho para a cidadania americana”. Ao ser questionado pelos jornalistas se os milionários vindos da Rússia seriam elegíveis para o novo visto, Trump respondeu que existe essa possibilidade, e acrescentou que conhece alguns oligarcas russos que são “pessoas muito boas”.
O secretário do Comércio, Howard Lutnick, alegou que o atual programa é repleto de fraudes, e que o EB-5 é uma forma de se conseguir o green card a um preço baixo. Lutnick anunciou que ele será substituído pelo cartão anunciado pelo presidente, e que os detalhes sobre a mudança serão anunciados em duas semanas.
O Programa de Investidores Imigrantes EB-5 foi criado pelo Congresso na década de 1960, com o objetivo de estimular a economia por meio da criação de empregos e investimentos de capitais de investidores estrangeiros,