Os estados do Texas e Missouri entraram na Justiça pedindo a retomada da construção do muro para proteger a fronteira dos Estados Unidos com o México.
O processo foi protocolado no US District Court of Texas e afirma que Joe Biden não tem autoridade para se recusar a utilizar os recursos já autorizados pelo Congresso para a construção do muro. Os estados argumentam que o Departamento de Homeland Security (DHS) agiu contra a lei ao “cancelar a construção do muro em janeiro”.
“O presidente e as agências governamentais não podem simplesmente parar uma obra previamente aprovada para cumprir promessas de campanha”, diz o processo judicial. “Os estados do Texas e Missouri estão tendo prejuízos que nunca serão ressarcidos com a entrada descontrolada de imigrantes”.
No início deste mês, o governo cancelou outros contratos com construtoras em Laredo e Rio Grande Valley, que estavam previstas para executar as obras de construção do muro.
A apreensão de imigrantes indocumentados na fronteira dos EUA com o México ultrapassou 1.7 milhão de pessoas no ano fiscal de 2021.