O governo dos EUA solicitou ao Itamaraty autorização para enviar pelo menos três voos semanais com brasileiros que tentaram atravessar ilegalmente a fronteira. O governo brasileiro autorizou o envio de dois voos semanais, que começam a ser mandados na próxima semana.
A medida foi tomada, segundo as autoridades americanas, devido ao crescimento significativo de brasileiros tentando atravessar a fronteira dos Estados Unidos de forma ilegal.
Entre outubro de 2019 e setembro de 2020, 9.147 brasileiros foram detidos tentando fazer a travessia. Entre outubro de 2020 e agosto de 2021, esse número saltou para 47.484, segundo informações do U.S. Customs and Border Protection (CBP).
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o Itamaraty confirmou ter recebido a solicitação dos EUA em agosto e disse que “consentiu, em caráter temporário e condicional, com o aumento da frequência para dois voos semanais”.
Em reuniões com a embaixada americana em Brasília, o governo brasileiro ressaltou a preocupação com o tratamento desses cidadãos e pediu que algumas medidas, como o uso de algemas nos voos, fossem revistas.
“O Itamaraty tem manifestado às autoridades norte-americanas preocupação quanto a aspectos humanitários concernentes aos voos de repatriação e respeito à dignidade dos brasileiros deportados, em particular quanto ao uso de algemas”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores em comunicado ao jornal.
“O governo brasileiro acompanhará os desdobramentos, com vistas a assegurar que aos cidadãos brasileiros deportados seja estendido tratamento digno”, completou.