Vamos deixar combinado: comer é uma das melhores coisas da vida! Mas, comer bem de verdade, é melhor ainda! E ser amiga do maior chef francês do Brasil, Laurent Suaudeau, e um dos mais renomados, famosos e respeitados chefs do mundo, então? E ganhar um jantar gastronômico especial,”en petite committee” para me dar as boas-vindas na cidade de São Paulo e festejar nossa amizade e o reencontro com amigos comuns é muito melhor ainda que só comer bem…
Comer e conhecer refinados e novos pratos, criados com o talento de um mestre da alta gastronomia como é o Chef Laurent, além de uma honra, é um deleite inesquecível. Foram horas de puro encantamento, saboreando uma comida dos deuses, degustando excelentes vinhos franceses e conversando muito sobre, é claro, a política brasileira e mundial, a terrível pandemia e a EuroCopa, cujo futebol, hoje em dia, é o único que dá para a gente assistir e vibrar.
O querido amigo chef Laurent, ajudado por um fiel escudeiro, foi pessoalmente preparar as delícias na cozinha da sua Escola Laurent Suaudeau , que é montada com o que existe de mais atual em equipamentos de ponta e os mais modernos e inovadores utensílios de cozinha.
Tomem nota do menu deste jantar, se vocês quiserem fazer como nosso Imperador Dom Pedro II e o poeta e jornalista Olavo Bilac, que colecionavam os menus dos jantares e banquetes para os quais eram convidados. A coleção de Bilac virou até um livro : “Para uma história da Belle Époque”. Esta foi uma época de hábitos refinados nas vestimentas, nas maneiras, no comportamento e na alimentação sofisticada da aristocracia brasileira do século 19. E Dom Pedro II durante seus 49 anos de reinado colecionou os menus dos jantares festivos e eventos cariocas que frequentava, e das viagens da família real ao exterior. Ele era especialmente interessado em gastronomia e a sua coleção de cardápios são agora documentos importantes que registram as origens da gastronomia no país.
Agora,vejam se Dom Pedro II não iria se deliciar e colecionar este cardápio do Chef Laurent :
Hors d’oeuvres – Patê en Croûte geleia ao vinho do Porto
– Mousse de foie gras,alcaparras e pepino ao vinagre de estragão
Entrées – Marinière de vongoli e oricchiette
Terrine de crevette ao limão
Dessert – Choucrette, pâtissière de maracujá,coulis de frutas vermelhas
Tandoori de cordeiro,mousseline de mandioquinha,legumes grelhados
Jantar entre amigos em São Paulo comandado pelo renomado chef Laurent Suaudeau