A governadora do Iowa, Kim Reynolds, do Partido Republicano, causou polêmica a colocar parte da culpa nos imigrantes indocumentados que atravessam a fronteira pelo aumento de casos de covid-19 nos Estados Unidos.
“Parte do problema é a fronteira sul com o México, que está aberta e temos pessoas de 88 países chegando sem o menor controle. Esses países não têm vacina, então essas pessoas não estão vacinadas. Eles entram e se dispersam pelo País”, disse Reynolds.
A governadora, que recentemente enviou 29 policiais do seu Estado para ajudar na apreensão de imigrantes na fronteira, é crítica ferrenha da administração de Joe Biden.
O ativista Joe Henry, da Liga Latino-Americana dos Cidadãos de Iowa, criticou a fala da governadora e disse que ela não fez um bom trabalho em divulgar a importância da vacinação no próprio estado que governa. “Esse comentário sobre imigrantes não faz o menor sentido. Ela não trabalhou o suficiente para vacinar as pessoas do nosso Estado”, disse Henry.
O Iowa tem hoje 47% da população vacinada. A média nacional é de 49% da população totalmente vacinada. (Com informações do The Hill)