Uma fala descontraída sobre os brasileiros ganhou grande repercussão na última semana. Ao caminhar pelo pátio de San Damaso, o pontífice foi abordado pelo padre João Paulo Souto Victor, de Pocinhos, na Paraíba, que pediu orações para seus conterrâneos. “Santo padre, reze por nós, brasileiros”, pediu o paraibano.
Sorrindo, Francisco respondeu com piada: “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”.
O encontro aconteceu após a catequese das quartas-feiras, que há três semanas voltou a ter participação dos fiéis. Os encontros estavam restritos devido à pandemia de Covid-19.
Ao G1 nesta quinta-feira (27), João Paulo disse que não esperava chegar tão perto do Papa, muito menos conversar com ele. Para o brasileiro, não há “conceitos racionais que possam explicar” o encontro.
“Viver aquele momento da melhor forma possível é o que importa para mim. Principalmente, para nós brasileiros, que estamos vivendo momentos tão difíceis. Na Paraíba, inclusive, com o aumento de casos do coronavírus. Então, foi um momento inexplicável, que não tenho conceitos racionais que possam explicar”, disse.
De acordo com João Paulo, o momento foi gravado por outro padre, Henrique Carlos, que o acompanhava na catequese. Em seguida, o vídeo foi publicado nas redes sociais deles e gerou uma enorme repercussão — inclusive com comentários negativos sobre a fala do Papa, que é argentino.