Novo enfoque ganha força no Arizona entre os republicanos que discordam da política mais rígida contra os imigrantes
Cada vez mais republicanos influentes do Arizona se pronunciam a favor de adotar um novo ponto de vista sobre a imigração em vez de somente impulsionar medidas rigorosas legais.
O diário The Arizona Republic divulgou nesta segunda-feira (10) que alguns republicanos pedem a implantação de um programa de trabalhadores temporários e se manifestam a favor de permitir que os imigrantes em situação irregular obtenham um status legal.
Entre os republicanos que opinaram a respeito está o procurador do condado de Maricopa, Bill Montgomery, que apoiou a lei imigratória estadual criada no Senado cujo nome oficial é SB 1070, e o empresário de Mesa Bob Worsley, que derrotou o ex-presidente do Senado Russell Pearce para conseguir a indicação de seu partido para ser candidato à câmara alta.
Pearce, o principal arquiteto da SB 1070, foi derrotado no ano passado por Jerry Lewis, um administrador escolar de Mesa que também é uma voz destacada no apoio para buscar formas alternativas à imigração ilegal.
A mudança para adotar o que os republicanos consideram um método mais prático e impulsionado pelo mercado contrasta cruamente com o enfoque unicamente legal como a lei SB 1070 do que aquele adotado pelos republicanos conservadores em Arizona por anos.
O esforço para mudar o debate imigratório chega num momento em que influentes republicanos em outros estados, como o senador Marco Rubio da Flórida, também estão buscando um enfoque mais amplo para combater a imigração não autorizada. Mas ainda é preciso ver se a mudança ganhará impulso.
Os conservadores ainda dominam a assembléia legislativa estadual onde os republicanos são maioria e a governadora do Arizona Jan Brewer também é uma fervorosa partidária da SB 1070 e uma feroz crítica da imigração não autorizada.
Os esforços para modificar o enfoque do Partido Republicano em relação ao tema no Arizona estão motivados por vários fatores que incluem a pressão de grupos empresariais e líderes que opinam que as leis a respeito afetaram a reputação e a economia do estado. Consta também a tentativa de ganhar os eleitores latinos que são politicamente importantes e que foram afugentados pela postura republicana contra a imigração irregular.
Isto é algo que creio estar o Partido Republicano pronto para falar no Arizona e não ocorreria com Russell Pearce como senador, disse Worsley ao The Arizona Republic. O empresário recebeu 56% dos votos, comparado aos 44% de Pearce na eleição primária republicana de agosto. Nas votações de novembro, Worsley enfrentará o democrata Greg Gadek.
Por sua parte, Montgomery, que apoiou a lei imigratória do Arizona quando fez campanha para ser procurador em Maricopa, opina que a SB 1070 foi boa para afastar os imigrantes sem permissão legal, mas admite uma revisão de conceitos.