Benita Veliz, que é de San Antonio, é líder dos dreamers, jovens imigrants indocumentados, que vivem nos EUA sem status legal, por causa da falta de aprovação de um projeto de lei que está hibernando no Congresso, o Dream Act. Seu discurso num evento desta grandeza demonstra como o movimento pela legalização está cada vez mais forte no país.
Fui trazida aqui quando criança e vivo aqui desde aquela época. Fui escolhida como oradora de minha classe aos 16 anos e ganhei um duplo major aos 20. Sei que tenho muito a contribuir para meu país, declarou a jovem. Mas a história tinha um final infeliz: Tive de viver aqui minha vida toda sabendo que poderia ser deportada por ter vindo aqui sem autorização legal.
Ela agradeceu o presidente Obama por uma ação executiva adotada em junho para suspender a deportação de estudantes indocumentados e lhes concedeu permissões de trabalho. Cerca de 1,7 milhão de jovens imigrantes podem ser elegíveis, e Benita Veliz era uma delas.
Até recentemente os latinos estavam mostrando sinais de desapontamento com Obama, por ter falhado em manter sua promessa em passar uma reforma de imigração completa e por ter deportado grande número de imigrantes. Mas para muitos latinos e defensores dos imigrantes, o tempo de Benita Veliz no palco foi um sinal de que a campanha de Obama não se distanciará de enfrentar o espinhoso tema da imigração ilegal, mas trabalhará para seduzir os eleitores latinos com juras de passar e Dream Act num segundo mandato.
Foi um sinal de aceitação para os Dreamers nos mais altos níveis políticos, algo que seria impensável três anos atrás, disse Frank Sharry, diretor executivo do America’s Voice, que luta por uma lei que dê status legal para os imigrantes indocumentados. O presidente inclinou-se para um lado neste assunto em vez de fugir da raia, e está pondo um monte de pressão nos republicanos que taxaram estes imigrantes como as criminosos na plataforma deles.
Os republicanos pouco falaram sobre imigração ilegal durante a convenção, uma vez que tem sido um tema divisionário entre eles e declarações feitas pelos candidatos durante as primárias distanciaram o partido dos eleitores latinos que podem ser um fator decisivo em vários estados em novembro.
Dan Stein, presidente da Federação para Reforma de Imigração Americana, um grupo que é a favor de muitas medidas duras e termos de imigração ilegal endossadas pelos republicanos, disse que a participação de Benita Veliz na Convenção Democrata não foi nada mais do que a celebração de desrespeito às leis.